sábado, 27 de outubro de 2012

O ROTARY É A MAIOR E MAIS RESPEITÁVEL ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL DA HUMANIDADE


Rotary Club, é um Clube de Profissionais, que congrega líderes das comunidades em que vivem ou atuam, fomentando um elevado padrão    de ética ajudando a estabelecer  a  paz  e  a   boa   vontade  no  mundo,  e  que  prestam serviços   voluntários não remunerados   em  favor  da   sociedade   como  um  todo ou  beneficiando  em casos específicos,    pessoas  necessitadas ou  entidades  que   atuam também   em  favor de desamparados.
Fundado por Paul Harris, em Chicago  USA,  em  23/02/1905,  tem hoje representação em 207 países, estando  o  Rotary  dividido  em   532   Distritos, nos quais se aglutinam a apreciável  marca  de    33.054  Clubes,  congregando  1.228.910  sócios.  
No Brasil temos 52.148 Rotarianos, 2.305 Clubes, 38 Distritos,  626  Rotaract Clubs, 689 Interact Clubs e 9.447 Rotarianas.
A vertiginosa expansão  da  filosofia  rotária, entusiasmando esta imensa legião de voluntários pelo mundo, todos eles irmanados no ideal de servir, é a   maior prova do acerto de Paul Harris ao fundar esta maravilhosa organização.


           PREZADO AMIGO INTERNAUTA

Por certo, em algum momento já terá ouvido falar em Rotary International, Rotary Clube ou simplesmente em Rotary. Eventualmente poderá até ter participado de alguma forma de um evento realizado por um Rotary. Mas cá entre nós, honestamente, será que o amigo sabe realmente o que é Rotary? - Será que sabe o que faz o Rotary? – O que fazem e porque o fazem, seus membros chamados de rotarianos?
Pois bem, são estes os esclarecimentos que neste momento vimos oferecer-lhe através desta pequena literatura.

O ROTARY, é a maior ONG - Organização Não Governamental do mundo, e se identifica sempre por uma marca, logotipo, que é uma Roda Denteada. Os rotarianos a usam em forma de um pequeno distintivo, como forma de se identificarem.

O ROTARY é membro permanente das NAÇÕES UNIDAS. Na fundação desta importante organização, em 10/12/1948, mais de 40% das pessoas envolvidas na sua fundação, eram rotarianos. A "ONU", como é conhecida, é uma entidade internacional de caráter político, uma Assembléia Internacional de países, e só tem três membros que não são países, mas que, pela sua importância, têm assento naquela Assembléia: a CRUZ VERMELHA, o VATICANO e o ROTARY.

O Rotary, como organismo a nível mundial, é formado por distritos, e os distritos são formados por clubes. Cada clube é uma célula do organismo mundial, sendo autônomo por si, mas respeitando a hierarquia e as normas básicas emanadas da direção geral, que é comandada por um Presidente Mundial. Cada distrito é administrado por um Governador, e cada clube é dirigido por um Conselho Diretor, comandado por um Presidente. Todos estes cargos são sempre apenas por um ano, o que garante ampla democracia e permanente renovação. O período de gestão é o ano rotário, que começa sempre em 1o de julho e vai até 30 de junho do ano seguinte. Todos os cargos são honoríficos, portanto, não remunerados.
O Rotary é formado por pessoas de ambos os sexos, que são profissionais de todas as atividades dignas, de vida particular respeitável, que são líderes em sua atividade e se destacaram de alguma forma, tendo por isso mesmo sido lembrados por sócios de um clube da região, que os convidam para também ingressar em Rotary, por reconhecer neles, as qualidades e os méritos para fazer parte desta formidável alavanca de trabalho em favor do próximo, dos menos favorecidos, sempre tendo em mente algumas premissas, tais como:


                           "DAR DE SÍ ANTES DE PENSAR EM SÍ"


Partindo da premissa de que toda pessoa que, tendo sido um pouco mais bem aquinhoada pela sorte, deve ser solidária com seus irmãos menos favorecidos, os rotarianos, através de sua organização, canalizam seus esforços, para que, num movimento coordenado, possam dar o máximo de rendimento aos recursos que conseguem juntar e aos serviços que prestam em caráter de solidariedade.  
O rotariano acredita que, pelo companheirismo que procura desenvolver entre as pessoas, contribuirá significativamente para criar novas amizades e muito mais boa vontade entre todos para a solução dos problemas que afligem o mundo.

O rotariano, em tudo que pensa, diz ou faz, aplica
          A Prova Quádrupla
             1 - É a VERDADE ?
             2 - É JUSTO para todos os interessados ?

             
3 - Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES ?

             4 - Será BENÉFICO para todos os interessados ?

**************************************************************
OBJETIVO DO ROTARY


 O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir como base de todo o empreendimento digno, promovendo e apoiando:
1o - o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;
2o - o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
3o - a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada, e
4o - a aproximação dos profissionais de todo o Mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.
O rotariano orgulha-se da organização a que pertence e por isso mesmo, ele ostenta em sua lapela o distintivo que o identifica como pertencente a esta magnifica organização de prestação de serviços, via de regra beneficiando a quem sequer conhece, pela simples satisfação de ter contribuído com o seu esforço para que todos tenhamos um mundo melhor.
Anualmente, cada gestão é simbolizada por um lema do Presidente Mundial, lema este que é sempre acompanhado por um logotipo alusivo.
O lema do ano rotário 1998-99 foi:
                                              "TORNE REAL SEU SONHO DE ROTARY"
 
O emblema alusivo 1998-99 foi:

lema98.gif (3638 bytes)

O lema do atual ano Rotário 2010-11 é:



clique para ver outros lemas


C
aro amigo, se de alguma forma, este intróito, encontrou eco em seu coração, se você também é daqueles que pensa, como nós, que só cada um fazendo um pouco, para ajudar aqueles que têm bem menos do que nós, então veja, a seguir, algumas das obras do ROTARY.


A ERRADICAÇÃO DA POLIOMIELITE NO MUNDO

Todos os anos, e isto já há muitos anos, os meios de divulgação, rádio, TV e jornais, chamam a população brasileira para a vacinação contra a poliomielite, das nossas crianças em todo pais. Da forma como é colocada, até parece coisa exclusivamente das autoridades governamentais. Mas não é. Na verdade, o Governo só assume o ônus da aplicação da vacina, usando a sua estrutura hospitalar, prontos socorros, postos de saúde, e mais a sua estrutura de distribuição, coisas de que o Rotary não dispõe. Mas é o Rotary que fornece as vacinas. E isto não só no Brasil, mas em todos os países tidos como do terceiro mundo. Na pratica ficam apenas excluídos os países tidos como ricos, como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França e mais uns poucos. O Rotary serve, assim, silenciosamente aos seus semelhantes, sem esperar nada em troca. Só esta missão já seria suficiente para um rotariano se orgulhar de sua organização.
Mas tem muito mais....
Com certeza você já ouviu falar no Prêmio Nobel, distribuído anualmente a uns poucos gênios em várias ciências. É uma grande honra receber tal prêmio. Alem disto, é acompanhado sempre de vultosas somas em dinheiro, que assim beneficiam uns poucos gênios, que via de regra já têm bem mais do que o resto dos mortais. Não queremos de forma alguma insinuar que eles não o mereçam. Cada coisa em seu devido lugar. Só usamos o exemplo para mostrar a grandiosidade do Rotary. A soma de dinheiro destes prêmios é apreciável, mas o Rotary, através de suas bolsas de estudos com que agracia sem estardalhaço, a uma infinidade de estudantes em nível mundial, é muitas e muitas vezes superior.
Caro amigo, como pode ver, ROTARY é algo grandioso por tudo, não só pelo seu tamanho, mais de 1.220.000 membros, mas principalmente pela sua idéia, pelos seus ideais, pelas suas obras, pelas oportunidades de servir ao próximo que oferece. Não fosse realmente algo tão magnífico, não teria crescido de um único clube em 1905 para hoje mais de32.200 Rotary Clubs em quase todos os países do mundo. Para lhe oferecer ainda mais subsídios a respeito de Rotary, continue navegando neste site, nos menus das governadorias, você encontrará outros detalhes sobre a hitória de nossa organização.
Caro amigo internauta,
Agora que você já conhece pelo menos alguma coisa de Rotary, através da leitura das informações que lhe apresentamos, temos uma pergunta a lhe fazer. Antes no entanto ainda temos de dizer das obrigações do rotariano, que são consideradas muito importantes:
O Rotariano para ter assegurado todos os direitos estatutários, tem apenas duas obrigações a cumprir. 1o -   Manter a freqüência nas reuniões semanais. 2o - Pagar em dia suas mensalidades de acordo com o orçamento do clube, normalmente fixado no começo de cada gestão. Para o caso da freqüência, há o recurso da recuperação, isto é, sabendo que não vai poder comparecer a uma determinada reunião ordinária de seu clube, pode-se recuperar por antecipação de duas semanas, participando da  reunião de qualquer outro clube de Rotary. Só na capital de São Paulo existem cerca de 100. De segunda a sexta feira em almoço ou jantar, sempre há onde recuperar. Se a falta ocorrer por motivo inesperado e não previsto, a recuperação poderá ser feita igualmente ainda até duas semanas após a falta. Portanto sem maiores problemas, basta apenas, ter um pouco de boa vontade.
Ninguém entra no Rotary simplesmente porque quer entrar. A regra é que deverá haver uma vaga de classificação, para que um novo companheiro possa ser admitido preenchendo-a. Encontrado este líder empresarial ou profissional, é verificada a existência da classificação no clube, ou é providenciada a abertura de uma classificação num processo interno. Feito isto, o candidato passa a ser convidado a preencher esta classificação. Normalmente um clube de Rotary é composto por um representante de cada profissão ou ramo de atividade.
Se tudo quanto foi exposto até aqui a respeito de Rotary, do que faz, como o faz e por que o faz, encontra um elo de ligação na sua maneira pensar e de ver as coisas, e se o ideal de servir, também o entusiasma!

Perguntamos claramente:

Se o amigo vier a receber um convite a ingressar em Rotary!
Ficaria indiferente? - Rejeitaria simplesmente? - Ou aceitaria orgulhosamente?
Em caso afirmativo, temos a lhe acrescentar, que o companheirismo em Rotary lhe abre muitas amizades, todas elas totalmente desinteressadas de quaisquer segundas intenções ou interesses comerciais. Amizades sinceras. E estas passam a barreira do Clube, pois os rotarianos de todo mundo se relacionam da mesma maneira, e o que é importante, sempre desvinculado de qualquer posição social, título, cor ou raça, não se imiscuindo nunca em política nem religião. 

Da mesma forma como os Rotarianos se orgulham de pertencer ao Rotary, o Rotary e todos os companheiros esperam poder orgulhar-se de sua atuante presença entre nós no ideal de servir.

NOTA DO AUTOR:

O presente trabalho destina-se a dar aos candidatos a ingressar em Rotary, uma melhor visão de nossa organização, para que sua adesão aos nossos ideais, possa ser consciente e voluntária, garantindo-se assim uma aderência firme, solidaria e permanente.
O autor: Haroldo Rodolfo Zacharias, é sócio do Rotary Club de São Paulo – Leste. - Distrito 4430 – Ingressou em 20/12/1973, foi seu presidente no ano rotário 1998-99

Nenhum comentário:

Postar um comentário